14 dezembro 2009

VENÇA A COMPETITIVIDADE- PARTE I

INTRODUÇÃO: Vivemos no mundo da competitividade. Vestibular: mais de 90 mil inscritos para 6 mil vagas(Unicamp-2009), Concurso Público: 20 mil inscritos para 200 vagas, enfim a competição nos dias atuais pode ser vista em todos os lugares, no Supermercado, no Trânsito, no mercado de Trabalho e muitas vezes sem perceber as pessoas estão competindo dentro de suas próprias casas, passam a olhar o próximo como um inimigo, alguém que deseja ocupar seu espaço, tirar sua chance, este sentimento terrível produz o individualismo, a insensibilidade, o egoísmo e a ambição.
1ª Parte
No Salmo 37 , Davi nos ensina como viver em relação ao mundo competitivo, sem perder a visão espiritual, a ternura e a certeza da vitória do bem. Embora o louvor esteja presente com frequência nos Salmos, o tema da guerra espiritual é o principal destaque, o grande conflito dos séculos é a luta entre a impiedade e a justiça, entre a iniquidade e o amor e, finalmente entre o Bem e o Mal.
O primeiro Salmo contém a declaração definitiva sobre este conflito, é o fundamento de todos os demais Salmos. O último Salmo(150) fala dos propósitos de Deus e da sua vitória final e eterna prefigurada no primeiro Salmo; porem em todos os Salmos situados entre estes dois, o conflito é real.
No Salmo 37 temos a disputa entre o justo e o ímpio, quanto a prosperidade material, o salmista (Davi) desespera-se ao contemplar a prosperidade dos malfeitores em detrimento da adversidade dos justos, e segundo a visão que ele tinha naquele momento, " na competição da vida, os ímpios levaram a melhor sobre os justos" (Sl 37-12,14,32) surge então a advêrtencia" Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenha inveja dos que praticam a iniquidade"(Sl37.1). O tema prosperidade dos maus trouxe questionamentos para dois outros servos de Deus, Asafe e Habacuque, no Salmo 73 vers. 2e3 Asafe faz uma afirmação que identifica o quanto ele perturbou-sepela condição tranquila do ímpio e nos versículos 13 e 14 ele finalmente lança uma pergunta que retrata todo o seu desânimo"Será que a Pureza e a Santidade, são úteis?" (vers.13-em vão tenho purificado meu coração e lavado minhas mãos na inocência). Quanto ao Profeta Habacuque, ele viveu experiência semelhante, olhando ao redor viu o pecado espalhado por todas as direções (Hc. 1.1-4) ele então faz uma oração a Senhor Deus e fica desesperado! com o aparente silêncio e despreocupação do Senhor em punir o pecado, o Profeta não tinha compreensão do porque dessa atitude de Deus "Tu és tão puro, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar; porque pois toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?" (Hc. 1.13)
Talvez este seja o clamor em muitos corações hoje ,isto é competitividade em relação ao ímpio, queremos muitas vezes vencer aquele que da as costas a tudo que vem de Deus e mesmo assim sua vida é tranquila e folgada, no entanto veremos na segunda parte deste estudo que não podemos ter parte com este tipo de sentimento, mas aguardarmos sempre a resposta de Deus em seu tempo determinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário