30 novembro 2009

MINISTÉRIO PESSOAL(um chamado para nossas vidas)II Parte

Cada Crente precisa entender muito bem esta questão que Pedro traz para a vida de cada um, quando expressa esta condição Sacerdotal em I Pe. 2.1-9, pois, para muitos tal afirmação é simbólica e uma palavra para alguns que são escolhidos para para uma vida ministerial na Igreja, no entanto esta é uma declaração para todos aqueles que vivem um a condição de salvação em Cristo Jesus.
Ministério Pessoal
I Pedro: 4.10-11
O apóstolo Pedro nos oferece neste texto uma síntese teológica do serviço Cristão, vejamos os pontos principais;

*Servi uns aos outros. " A vida na Igreja é vida de serviço ao próximo"

."Servi uns aos outros" é uma convocação para sairmos de nós mesmos e nos voltarmos para os outros. A palavra "servi" no grego "diakonuntes" indica que devemos prestar serviço ao outro sem medir esforços, quer por palavra ou por ação. O referencial é Jesus ( Mc: 10.45)" Pois o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos"

*Cada um conforme o dom que recebeu."Cada um foi capacitado individualmente para o serviço Cristão"

. Cada Crente recebeu da parte de Deus um dom espiritual para o serviço dentro do contexto da Igreja. Não existe crente incapaz ou inútil. "Cada um conforme o dom que recebeu" diz Pedro . o texto de I Corintios:12.4-11 ensina que os dons concedidos são por Deus através do Espírito Santo a todos " repartindo particularmente a cada um como quer" . Todos estão nivelados, pois, todos são importantes uns para os outros.

* Como bons despenseiros."Cada Crente é mordomo"

Despenseiros da graça indica que ter um dom espiritual é possuir um "depósito da graça" e ser um mordomo quer dizer que temos de servir a tempo e a fora de tempo, todas as horas, todos os dias, em todas as situações, em quaisquer circunstâncias, portanto na Igreja temos o ministério de suprir uns aos outros, como servos úteis ao Senhor de nossas vidas. Cuidado sejamos mordomos fiéis(I Corintios: 4.2 - Lucas:12.42-48).

*Da multiforme graça de Deus "Multiplicar a graça de Deus"

Se a graça de Deus é multiforme, os dons também são múltiplos.É um erro limitar os dons a uma lista fixa dentro da igreja,dizendo: ah!! minha Igreja tem o dom de cura, outros dizem que a sua igreja possui o dom de profecia , rotulando a obra de Deus e impondo limites ao agir do Espírito Santo. os dons sempre serão distribuídos segundo a multiforme graça de Deus para edificação da Igreja de Cristo e necessidade da obra de salvação ( Êxodo: 31.1-11)

*Se alguém falar......., Se alguém administrar......... "A fonte é Deus"

Pedro classifica os dons em duas categorias; dons de comunicação(pregação, ensino, etc) que devem ser exercidos de acordo com a palavra de Deus. A Bíblia é a fonte da comunicação na Igreja, e não o discurso ou a eloquência humana.Dons de serviço(contribuição, socorro, planejamento, governo,etc) que devem ser realizados no temor e fidelidade ao Senhor e na medida que Deus supre.

*Para que em tudo, Deus seja Glorificado "O objetivo é a Glória de Deus"

Que na comunicação da palavra ou no serviço de amor, o objetivo é a glória de Deus " em todas as coisas seja Deus glorificado". O interesse de quem trabalha na obra da igreja deve ser sempre agradar a Jesus(Mateus:21.31-46)

O pouco envolvimento do crente hoje no trabalho da Igreja não deve ser visto como ausência de competência ou incapacidade espiritual porque como acabamos de aprender acima , todo crente é um "depósito da graça" de Deus. Todos nós temos a presença do Espírito Santo em nossas vidas e consequentemente os dons espirituais, " manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso" (I Corintios:12.7). Precisamos redescobrir o conceito do Sacerdócio Universal do Crente este ensino responsabiliza o crente perante Deus e a sua Igreja, a fim de que o mesmo se engaje no ministério que esta liberado particularmente para cada um

Cada Crente é um ministro, isto é, no mínimo todos podem SERVIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário