03 janeiro 2012

d) A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO E A FIGURA DO BATISMO

Notamos que os caminhos normais aos homens não são os caminhos de Deus, após a saída do Egito havia um caminho oficial, uma estrada que conduziria o povo com maior facilidade, aliás seria o único caminho a seguir aos olhos do homem, porém, Deus tem seus propósitos e conduziu o povo para as margens de um golfo marítimo , dando a impressão que estavam sem rumo ou perdidos, no entanto Moisés que conduzia o povo tinha a palavra do Senhor Deus de que aquela circunstância seria para a glória de seu nome, a perseguição traria a grande vitória que o povo tanto precisava para caminhar confiante no plano de Deus. Podemos aprender neste episódio que nem sempre o caminho mais curto pode ser o de maior proveito, que convém estar quietos e ver o livramento do Senhor e que o Senhor é capaz de destruir os inimigos de seu povo. Ao passarem em seco pelo Mar Vermelho a nação de Israel mostra a figura da passagem pelo batismo nas águas, pelo primeiro batismo na bíblia, no sentido de sepultar nas águas do batismo a velha criatura escravizada no Egito(mundo) dominadas pelo pecado em sua condição de escravos ,e que agora do outro lado daquelas águas ressurgem como homens, mulheres, velhos e jovens livres ,vitoriosos caminhando em novidade de vida prontos para adorar e cantar alegres cânticos de livramentos. No sentido de arrependimento, ao adentrarem por aqueles muros de água assumiram a condição de obediência e compromisso com um Deus que revelou-se o grande "EU SOU", desta forma recebiam a redenção de suas vidas através da providência divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário