17 abril 2010

A INFLUÊNCIA DO CRISTÃO: O SAL E A LUZ- III PARTE

QUANDO EXAMINAMOS MAIS DETALHADAMENTE AS DUAS METÁFORAS VEMOS QUE FORAM DELIBERADAMENTE PROFERIDAS AFIM DE SEREM COMPARADAS UMA COM OUTRA. NOS DOIS CASOS, JESUS PRIMEIRO FAZ UMA AFIRMAÇÃO ("VÓS SOIS O SAL DA TERRA", VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO") DEPOIS, ELE ACRESCENTA UM APÊNDICE, A CONDIÇÃO DA QUAL DEPENDE A AFIRMAÇÃO (O SAL DEVE MANTER SUA QUALIDADE DE SALGAR E A LUZ DEVE BRILHAR). O SAL PARA NADA SERVE SE PERDER SUA SALINIDADE; A LUZ TORNA-SE INÚTIL, SE FOR ESCONDIDA.
1. O SAL DA TERRA (MATEUS 5:13)
A AFIRMAÇÃO É DIRETA: " VÓS SOIS O SAL DO MUNDO" ISTO SIGNIFICA QUE, QUANDO CADA COMUNIDADE SE REVELA TAL COMO É, O MUNDO SE DETERIORA COMO O PEIXE OU A CARNE ESTRAGADA, ENQUANTO QUE A IGREJA PODE RETARDAR SUA DETERIORAÇÃO.
É CLARO QUE DEUS ESTABELECEU OUTRAS INFLUÊNCIAS RESTRINGENTES NA COMUNIDADE. EM SUA GRAÇA COMUM, ELE MESMO ESTABELECEU CERTAS INSTITUIÇÕES , QUE CONTROLAM AS TENDÊNCIAS EGOÍSTAS DO HOMEM E EVITAM QUE A SOCIEDADE ACABE NA ANARQUIA. A PRINCIPAL DELAS É O ESTADO( COM SUA AUTORIDADE DE ESTRUTURAR E EXECUTAR LEIS), E O LAR (INCLUINDO O CASAMENTO E A VIDA EM FAMÍLIA). ESTES EXERCEM UMA INFLUÊNCIA SADIA SOBRE A COMUNIDADE. NÃO OBSTANTE, DEUS PLANEJOU QUE A MAIS PODEROSA COIBIÇÃO DE TODAS, DENTRO DA SOCIEDADE PECADORA, FOSSE O SEU PRÓPRIO POVO REDIMIDO, REGENERADO E JUSTIFICADO DESTA FORMA OS " DISCÍPULOS SÃO CHAMADOS A SER UM PURIFICADOR MORAL EM UM MUNDO ONDE OS PADRÕES MORAIS SÃO BAIXOS, INSTÁVEIS, OU MESMO INEXISTENTES"
A EFICÁCIA DO SAL, ENTRETANTO, É CONDICIONAL: TEM DE CONSERVAR A SUA SALINIDADE . MAS, EM TERMOS PRECISOS, O SAL NUNCA PODE PERDER SUA SALINIDADE. ENTENDO QUE O CLORETO DE SÓDIO É UM PRODUTO QUÍMICO MUITO ESTÁVEL, RESISTENTE A QUASE TODOS OS ATAQUES. NÃO OBSTANTE, PODE SER CONTAMINADO POR IMPUREZAS, TORNANDO-SE, ENTÃO, INÚTIL E ATÉ MESMO PERIGOSO. O SAL QUE PERDEU A SUA PROPRIEDADE DE SALGAR NÃO SERVE NEM MESMO PARA ADUBO, ISTO É, FERTILIZANTE. JESUS REFERE-SE AO SAL UTILIZADO NAQUELE TEMPO, QUE ERA UM PÓ BRANCO(TALVEZ APANHADO Á MARGEM DO MAR MORTO), O QUAL, EMBORA CONTIVESSE CLORETO DE SÓDIO, TAMBÉM CONTINHA MUITA COISA MAIS, POIS ANTIGAMENTE NÃO EXISTIAM REFINARIAS. NESSE PÓ BRANCO, O CLORETO DE SÓDIO ERA PROVAVELMENTE O COMPONENTE MAIS SOLÚVEL E, PORTANTO, O QUE MAIS FACILMENTE DESAPARECIA. O RESÍDUO DE PÓ BRANCO AINDA PARECIA SER SAL, E SEM DÚVIDA ERA CHAMADO DE SAL, MAS NÃO TINHA O SEU GOSTO NEM AGIA COMO TAL. NÃO PASSAVA DE PÓ DO CHÃO.