26 fevereiro 2010

A INFLUÊNCIA DO CRISTÃO: O SAL E A LUZ- MATEUS 5:13-16 ---- 1ª Parte

Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? para nada mais presta senão para, lançado fora ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo.Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para coloca-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontra na casa.
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:13-16
As bem-aventuranças descrevem o caráter essencial dos discípulos de Jesus: o sal e a luz são metáforas que denotam a sua influência para o bem no mundo
Ademais, a simples idéia de que os cristãos podem exercer uma influência sadia no mundo deveria nos causar um sobressalto. Que influência poderiam exercer as pessoas descritas nas bem aventuranças, neste mundo violento e agressivo? que bem duradouro poderiam proporcionar o humilde e o manso, os que choram e os misericordiosos, ou aqueles que tentam fazer a paz e não a guerra? Não seriam simplesmente tragados pela enchente do mal? O que poderiam realizar aqueles cuja única arma é a pureza de coração? Essas pessoas não seriam frágeis demais para conseguir realizar alguma coisa, especialmente se constituem uma minoria no mundo?
É evidente que Jesus não participava desse ceticismo. Antes, o contrário. O mundo, sem dúvida, perseguirá a igreja (Mt.5:10-12); apesar disso, a igreja é chamada para servir a este mundo que a persegue (Mt.5:13-16) "Vossa única vingança", expressou Rudolf Stier, "deve ser o amor e a verdade contra o òdio e as mentiras". Por mais incrível que pareça, Jesus referiu-se àquele punhado de homens palestinos, chamando-os de sal da terra e luz do mundo, por causa do alcance e influência que teria. Também é notável a providência divina que, neste mais judaico dos quatro evangelhos, haja uma tal alusão a toda a terra , ao poder benéfico de alcance mundial dos discípulos de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário