10 novembro 2009

MINISTÉRIO PESSOAL(um chamado para nossas vidas)1ª PARTE

I Pedro-4.10-11"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus."

"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre.Amém"


O grande problema que a Igreja enfrenta hoje, para fazer o trabalho ordenado pelo Senhor Jesus( Mc-cap.16.vers.15)-(Lc-cap.24.vers.47)-(Mt-cap.28.vers.19) é o pequeno envolvimento do membro congregado ao corpo da Igreja.

Há muito trabalho a ser feito, grandes expectativas para ser atendidas e pouca participação da maioria, podemos dizer que o trabalho cristão foi transformado em um esporte de expectadores.

O agir do membro da Igreja é quase o mesmo de um fã de futebol, grita muito querendo ensinar como o jogo deveria ser jogado, mas não contribui efetivamente pra o êxito do trabalho cristão. A onda de "terceirização" é uma realidade na igreja atual, os membros transferem para outros(Diáconos, Presbíteros, Evangelistas, Missionários e Pastores) sua nomeação bíblica para ministrarem diante do altar do Senhor.

Como resolver esta questão que tanto inquieta o coração de Pastores, Dirigentes e todos aqueles que trabalham na grandiosa obra de salvação e conhecem a necessidade da qual o próprio Jesus destacou em (Lc-cap.10-vers.2), por isso vamos estudar os princípios básicos da palavra de Deus, onde iremos aprender que todos nós sem exceção alguma temos "UM MINISTÉRIO PESSOAL NA IGREJA E NA MISSÃO DE PREGAR A TODAS AS NAÇÕES" , infelizmente a grande maioria dos crentes não atentam para sua condição descrita na Bíblia, não possuindo a dimensão exata de sua importância e responsabilidade diante de um mundo perdido por isso começaremos nosso estudo com uma breve mas oportuna análise sobre a Igreja.

O que é a Igreja

Na Bíblia a Igreja é vista essencialmente como a Comunhão dos Santos, isto é, a reunião dos que são participes de Cristo e das bênçãos que nele(Jesus) há. A Igreja não é resultado de ação humana, é de origem divina, Jesus declarou "Edificarei a minha Igreja" portanto Jesus Cristo é a causa e o efeito da Igreja e seu edificador.A comunhão da Igreja é produzida e mantida pela presença e pela ação permanente do Espírito Santo:" I Cor-cap.12.vers.13".

A Igreja é o povo de Deus, no velho testamento Deus distingue Israel das outras nações chamando-o de "Meu Povo"( Ex.cap.3.vers.7)e assim o próprio Deus torna-se conhecido como o DEUS DE ISRAEL, a identidade de Israel baseava-se no relacionamento que a nação mantinha com Deus. No novo testamento este conceito ganha estabilidade dimensão em Jesus Cristo o povo de Deus ganha identidade " E ELA DARÁ A LUZ UM FILHO, E LHE PORÁS O NOME DE JESUS, PORQUE ELE SALVARÁ SEU POVO DOS SEUS PECADOS" (Mt-cap.1-vers.21), independente de ser israelita ou não o povo de Deus é formado por todos que estão em Cristo (Ef-cap.2-vers.11 e Tito-cap.2-vers.14) Este conceito básico de Igreja é o mínimo que cada crente precisa conhecer para acompanhar os estudos a seguir